domingo, 21 de novembro de 2010

perfume chanel

Chanel nº 5


O perfume Chanel nº 5 foi criado em 1921 por Ernest Beaux, a pedido da estilista Coco Chanel, que sugeriu: "um perfume de mulher com cheiro de mulher". Dentre as várias amostras encomendadas, Coco escolheu a quinta para ser o cheiro de sua marca, sendo o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.

Inicialmente, o perfume era dado de presente aos melhores clientes da butique de Coco Chanel. Com o tempo, ele se tornou o cheiro oficial da loja, da marca e símbolo de status e bom gosto, sendo considerado por muitos anos o perfume mais caro do mundo. Além disso, sua fórmula e embalagem nunca foram alteradas. Até hoje, ele aparece dentro de um frasco art déco, incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959.

Dentre as garotas-propagandas, a mais famosa foi Marilyn Monroe, que declarou em 1951, que tudo que usava para dormir eram 2 gotas de Chanel nº 5.


Fragrância: Floral aldeído, com notas de ylang-ylang, jamim, rosa de maio, sândalo e vetiver de Bourbon.

Média de Preço: 50 ml - R$250,00.


Chanel


Nascida em 19 de agosto de 1883 em Saumur, Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi responsável por grande parte das mudanças no vestuário feminino ocorridas no século XX. Considerada uma mulher a frente do seu tempo, suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial.

Sua primeira loja foi fundada em 1910 com a ajuda do milionário Arthur Boyle (que muitos acreditam ter sido o grande amor da vida de Coco Chanel). Era uma loja de chapéus e logo tornaria-se sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. A partir desse momento, Chanel decidiu dedicar-se a costura.

Seus cortes simples encantaram e, em 1913 abre, simultaneamente, duas boutiques de moda, em Deauville e em Paris. Em 1916, abre uma loja de Alta Costura em Biarritz e, em 1920, fixa-se definitivamente no nº 31 da Rue Cambon, onde a Maison Chanel existe até hoje. Seu estilo revolucionou o século XX: ao libertar a mulher das faixas e corpetes apertados em saias com muitos babados, permitiu que a mulher se sentisse livre e poderosa vestida de maneira simples e prática.

Em 1921, Coco lançou aquele que seria o perfume mais famoso de sua griffe, o Chanel N.° 5. "Uma mulher que não usa perfume não tem futuro", repetia as palavras do poeta francês Paul Valéry (1871-1945). O químico Ernest Beaux usou mais de 65 substâncias para satisfazer as exigências de Chanel e acabou lhe apresentando oito amostras diferentes. A escolhida por Mademoiselle foi a número 5, que também era o seu número da sorte, daí o nome que, junto com o frasco de linhas simples, revolucionou a indústria de perfumaria. O perfume alavancou seus negócios e se tornou legendário. Mas foi Marilyn Monroe que o tornou um verdadeiro sucesso ao afirmar que para dormir "vestia" apenas algumas gotas de Chanel nº 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário