domingo, 21 de novembro de 2010

marcas de perfumes

Yves Saint-Laurent


Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent (Oran, 1 de Agosto de 1936 — Paris, 1 de Junho de 2008), foi um estilista francês e um dos nomes mais importantes da alta costura do século XX. Nascido na Argélia, então possessão francesa, St. Laurent era filho do presidente de uma companhia de seguros e seu gosto pela moda lhe foi despertado pela mãe. Aos 17 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar com o estilista Christian Dior, de quem herdou o controle criativo da casa Dior após a morte de seu mentor em 1957 e assumiu o desafio de salvar o negócio da ruína financeira.

Pouco depois de conseguir sucesso no objetivo, St. Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Voltando à vida civil, em 1962 St. Laurent saiu da Dior e fundou sua própria marca, YSL, junto com seu sócio Pierre Bergé. Nos anos 60 e 70, a marca se tornaria conhecida em todo mundo por sua praticidade conjugada com sofisticação, com o ponto alto de sua criatividade no lançamento do smoking feminino, que permitiria dali em diante às mulheres trabalharem de calças compridas.


O primeiro perfume da grife veio em 1964: "Y". O maior sucesso em fragrâncias da marca foi lançado em 1977, foi o perfume Opium. Daí em diante, vieram outros perfumes, que também fizeram grande sucesso no mercado, como Kouros (1981), Paris (1983) e Jazz (1989).


Loris Azzaro nasceu em 1933 na Tunísia, onde passou a infância e a adolescência. Já adulto, mudou-se para a França, onde em 1962, inaugurou sua primeira maison na capital parisiense. Mas só conseguiu reconhecimento em 1968, ao desenhar um vestido com círculos vazados no decote, o qual foi batizado de 8, tornando-se marca registrada da costura de Azzaro até hoje. Azzaro vestiu várias mulheres famosas e belas como Brigitte Bardot, Sophia Loren, Raquel Welsh, Claudia Cardinale, Angie Bowie, Isabelle Adjani e, mais recentemente, Nicole Kidman. Em 2003, Azzaro veio a falecer, vítima de câncer.

Azzaro considerava inadmissível criar uma roupa sem o toque final de um perfume. E foi com a sua inspiração no Mar Mediterrâneo, que entrou no mercado da perfumaria, onde obteve consagração mundial, com muitos dos seus perfumes integrando a lista dos mais vendidos em várias partes do mundo. Grande parte do sucesso deve-se ao Azzaro pour homme, lançado em 1978, e que se tornou um ícone da perfumaria mundial, sendo usado tanto por homens quanto por mulheres.


Nascida em 19 de agosto de 1883 em Saumur, Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi responsável por grande parte das mudanças no vestuário feminino ocorridas no século XX. Considerada uma mulher a frente do seu tempo, suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial.

Sua primeira loja foi fundada em 1910 com a ajuda do milionário Arthur Boyle (que muitos acreditam ter sido o grande amor da vida de Coco Chanel). Era uma loja de chapéus e logo tornaria-se sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. A partir desse momento, Chanel decidiu dedicar-se a costura.

Seus cortes simples encantaram e, em 1913 abre, simultaneamente, duas boutiques de moda, em Deauville e em Paris. Em 1916, abre uma loja de Alta Costura em Biarritz e, em 1920, fixa-se definitivamente no nº 31 da Rue Cambon, onde a Maison Chanel existe até hoje. Seu estilo revolucionou o século XX: ao libertar a mulher das faixas e corpetes apertados em saias com muitos babados, permitiu que a mulher se sentisse livre e poderosa vestida de maneira simples e prática.

Em 1921, Coco lançou aquele que seria o perfume mais famoso de sua griffe, o Chanel N.° 5. "Uma mulher que não usa perfume não tem futuro", repetia as palavras do poeta francês Paul Valéry (1871-1945). O químico Ernest Beaux usou mais de 65 substâncias para satisfazer as exigências de Chanel e acabou lhe apresentando oito amostras diferentes. A escolhida por Mademoiselle foi a número 5, que também era o seu número da sorte, daí o nome que, junto com o frasco de linhas simples, revolucionou a indústria de perfumaria. O perfume alavancou seus negócios e se tornou legendário. Mas foi Marilyn Monroe que o tornou um verdadeiro sucesso ao afirmar que para dormir "vestia" apenas algumas gotas de Chanel nº 5.

Christian Dior nasceu em Granville, Normandia, na França em 21 de Janeiro de 1905. Inicialmente, um dos maiores mitos da moda no século XX, Christian Dior se interessou por ciências políticas e música. Só aos 30 anos Christian Dior se aproximou do mundo da moda ao desenhar croquis de modelos para jornais.

Após conhecer um importante empresário da indústria têxtil, conseguiu patrocínio para a produção de algumas peças. O resultado foi bem sucedido: os seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio e, em 1947 inaugurou a Mansão Dior de Alta Costura que, impulsionada pelo seu New Look, impôs uma verdadeira revolução na arte de vestir, conquistando de cara o mundo da alta-costura pela ousadia e por causar impacto com suas roupas. O estilista conseguiu mudar o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas, até então, uma necessidade dos tempos de guerra, devolvendo as mulheres a elegância, a sofisticação e o luxo, com modelos inspirados na moda da segunda metade do século XIX.
Ainda em 1947, foi fundada a divisão de perfume (conhecida com Parfums Christian Dior) com o lançamento do Miss Dior, um verdadeiro clássico até os dias de hoje. Em 1966, foi lançada a primeira fragrância masculina, chamada Eau Sauvage. São mais de vinte fragrâncias femininas e a maioria de suas criações são clássicos no mundo da perfumaria. São perfumes como: Poison, Tendre Poison, Dune, Miss Dior, Dolce Vita, Diorissimo, Hypnotic Poison, Midnight Poison, Pure Poison, Dior Addict, Dior me Dior not, Dior Eau de La Dolce Vita e J'adore Dior. Dentre os perfumes masculinos, destaque para o Fahrenheit, lançado em 1988.

Em meados do século XIX, Sotirio Bulgari, descendente de uma família grega e que trabalhava fazendo peças e objetos de prata, imigrou pra Itália, onde em 1884, abriu sua primeira loja na Via Sistina, em Roma. Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta a loja na Via Condotti, que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca.

Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e jóias. Foi nesta época em que a BVLGARI entrou de vez nas esferas das grandes grifes internacionais, com a apresentação de um par de brincos criado por Constatino Bulgari, em estilo art deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, na exposição internacional de Artes e Joalheria em Paris, no ano de 1925.

Na década de 50, a empresa começou a lançar suas coleções únicas. Nos anos 70, a marca começou a se expandir internacionalmente, abrindo lojas nas cidades de Nova Iorque, Paris, Genebra e Monte Carlo.

Na década de 90, a empresa estabeleceu a BVLGARI Parfums, na Suiça, entrando no mercado de perfumes e cosméticos. A primeira fragrância lançada foi "Bvlgari, Eau Parfuméé", uma colônia de chá-verde dedicada a homens e mulheres. Depois vieram "Bvlgari Pour Femme" (1994) e "Bvlgari pour Homme" (1995). A linha de perfumes foi reforçada com o lançamento, em 1996, do Extrême, uma versão mais concentrada do primeiro perfume da marca; do "Black", em 1998; do Bvlgari BLV (2000), um perfume floral e amadeirado
; o Bvlgari Aqva, em 2005; e mais recentemente, em 2008, com o Bvlgari Marine, inspirado nas cores e na transparência de águas cristalinas.

A famosa marca foi fundada em 1923 por Hugo Ferdinand Boss, com o objetivo de fabricar roupas para trabalhadores. Os seus planos quase não deram certo com o início de uma crise na Alemanha no período da Primeira Guerra Mundial, chegando a paralisar as atividades. Mas, a empresa voltou a reviver a partir de 1931, época em que Hugo Boss associou-se ao partido nazista, confecionando os uniformes da SS Alemã.
Após sua morte, em 1948, a empresa entrou em um período de obscuridade até que, em 1953, o negócio gerido pelos netos do fundador, lançou seu primeiro terno masculino. Desse momento em diante, a marca volta suas atenções para a moda masculina, acertando a estratégia, uma vez que a indústria da moda masculina dava os primeiros sinais de que tinha vindo para ficar. Ter um terno HUGO BOSS era conquistar um status exclusivo que todos os alemães queriam na época.
Após várias décadas, dedicando-se a moda, a grife resolve lançar em 1985 o seu primeiro perfume, entrando assim em mais um ramo rentável de consumo e consolindando, com o passar dos anos, uma sólida imagem no mercado mundial através de produtos de sucesso destinados aos públicos masculino e feminino.

A marca LANCÔME foi lançada com 5 perfumes em 21 de fevereiro de 1935 pelo francês Armand Petijan, inspirado pela grande paixão que tinha por fragrâncias. Já no ano seguinte a empresa entrou no mercado de cosméticos com o lançamento do creme Nutrix Cream, que possuía ingredientes com qualidades nutritivas e regenerativas em sua fórmula, a qual permanece imutável até os dias de hoje. Era o começo de uma marca ícone neste segmento. Somente em 1950 os produtos da marca foram lançados no mercado americano.
No ano de 1964, a marca foi comprada pela empresa L’Óreal. Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado uma enorme variedade de produtos de alta qualidade conquistando grande e inabalável reputação em seu segmento. Somente em 1990 a marca chegou ao Brasil com linhas de tratamento solar, maquiagem e perfumes.



O estilista norte-americano Ralph Lauren nasceu em 14 de Outubro de 1939, no Bronx, em Nova Iorque, onde realizou seus estudos. Posteriormente, serviu o exército dos Estados Unidos da América entre 1962 e 1964. Quando saiu da tropa, trabalhou em uma loja de gravatas desenhadas por si, mesmo não tendo nenhuma formação como estilista. As gravatas eram ousadas para a época, mas fizeram um grande sucesso.

Em 1967, Ralph Lauren uniu-se a um dos seus irmãos e com um empréstimo de US$ 50 mil abriu um negócio próprio de gravatas, a Polo Fashions, nome escolhido com o desejo de passar elegância, discrição e estilo clássico a nova marca. As gravatas foram apenas o início da revolução que o estilista promoveu na moda masculina dos Estados Unidos. Em 1969, Ralph Lauren já era líder no segmento de roupas masculinas e dois anos mais tarde lançou sua primeira coleção feminina.

Em 1978, a grife lançou sua coleção de colônias masculinas, entre elas a colônia pós-barba Polo for Men After Shave Balm e o famoso perfume Polo for Men, o qual foi sucesso imediato e que até hoje possui fiéis seguidores e é um dos líderes do mercado masculino de perfumes.

O estilista francês Jean Louis Henri Bousquet sempre esteve envolvido no mundo da moda, começando sua carreira como aprendiz de alfaiate. Em 1962, criou a marca CACHAREL em Paris, fundando a empresa de mesmo nome dois anos depois. Sua primeira coleção, chamada de “blouse”, apresentada em Paris introduziu na moda um estilo jovem, leve e colorido, com estampas discretas, além de um tom de romantismo. Em 1963 o estilista foi capa da revista ELLE, projetando a marca CACHAREL internacionalmente.
No ano de 1969 a marca resolveu diversificar ingressando no mundo das fragrâncias com o lançamento de seu primeiro perfume. Era o início da constituição de um verdadeiro império neste segmento. Em 1975, a grife francesa procurou a L’Óreal para que ela criasse um perfume marcante para a CACHAREL. O resultado foi o lançamento, em 1978, do perfume Anais-Anais, uma essência floral, cujo nome foi inspirado na Deusa Persa do Amor, eleito em 1981 o melhor perfume do mundo, tornando-se um verdadeiro ícone da marca. Pouco depois, em 1980, lançou seu primeiro perfume masculino, o Cacharel Pour Homme. Nos anos seguintes muitos outros perfumes de sucesso foram lançados como o Lou Lou, Eden, Loulou Blue, Eau d'Eden, Noa, Nemo, Gloria, Amor Amor, Noa Fleur, Noa Perle, Promesse e Amor pour homme.

O estilista Giorgio Armani, conhecido como o Imperador de Milão, nasceu em 11 de julho de 1934, na cidade de Piacenza, no norte da Itália (ao sul de Milão). Armani chegou a cursar dois anos de medicina na Universidade de Milão antes de ingressar no mundo da moda.
O estilista lançou sua marca própria em 1975, em parceria com seu companheiro, Sergio Galeotti – para isso, a dupla vendeu seu carro e começou com cerca de US$ 10 mil. Em 1978 foi lançada a marca GIORGIO ARMANI LE COLLEZIONI, compostas por roupas femininas e masculinas para o mercado americano e canadense. Era o começo da expansão internacional da grife. Rapidamente, Giorgio Armani se transformou em um dos designers mais influentes dos anos 80. Ainda nesta década a marca começou sua expansão com o lançamento de acessórios, roupas íntimas, roupas para crianças, além da inauguração de sua loja âncora na cidade de Nova York e o ingresso no mercado japonês.
As primeiras fragrâncias também foram lançadas na década de 80, sendo a feminina em 1982 e a masculina em 1983, ambas chamadas de Armani. Um dos maiores sucessos da grife, o perfume GIO foi lançado em 1992. Em 1995, o lançamento de ACQUA DI GIO, seguido da versão masculina no ano seguinte.


Domenico Dolce – nascido em Palermo na Sicília – e Stefano Gabbana – natural de Venezia – conheceram-se ainda como estudantes de moda, no início dos anos 80, em Milão. Em 1982, abriram o primeiro ateliê e, usando estampas de leopardo e zebra, definiram sua marca: nascia uma nova geração de estilistas italianos. A dupla uniu os nomes em 1985, quando lançou a primeira coleção em um desfile no mês de outubro, na semana da moda em Milão, na categoria “novos talentos”. Surgia assim a grife DOLCE & GABBANA. Imediatamente, se tornaram os queridinhos da imprensa especializada e conquistaram seu espaço no mundo da moda italiana.

Desde o início da sua actividade, a marca sempre se considerou representativa dos “valores mediterrâneos”, especialmente dos italianos, onde o glamour e a sedução são duas das características principais. Foi com esta postura que a marca começou a surgir nas mais variadas “mostras” de moda um pouco por todo o mundo, tendo conquistado Hollywood e algumas das suas estrelas como por exemplo Madonna, Angelina Jolie ou Kyle Minogue.


Embora a Dolce & Gabbana possa ser considerada uma marca de “alta-costura” italiana bastante clássica, a verdade é que, com o decorrer dos anos, soube adaptar-se às mudanças da sociedade e conseguiu alcançar segmentos mais jovens. Na realidade, a marca italiana divide-se em duas sub-marcas com públicos-alvo bastante distintos: a Dolce & Gabbana e a D&G, sendo a primeira clássica, com roupas luxuosas e extremamente caras; e a segunda com uma face mais urbana, voltada para os jovens que se interessam por moda e com preços mais acessíveis.

Em 1992 houve o lançamento do primeiro perfume feminino. O surgimento deste, logo atingiu alto "status", e recebeu em 1993 da Academia de Perfume, o Prêmio Internacional de melhor fragrância feminina do ano. Em 1995 o sucesso não apenas se repete, mas se incrementa com o lançamento de Dolce & Gabbana Pour Homme, ganhando os prêmios de melhor fragrância, melhor embalagem e melhor comunicação do ano. E com o passar dos anos, os perfumes cada vez mais foram ganhando destaque ao lado de suas roupas e acessórios.




Richard Calvin Klein nasceu em 1942, no tradicional bairro do Bronx em Nova York e desde criança sempre foi apaixonado por moda. Em 1962, se formou no renomado Fashion Institute of Technology, uma das maiores instituições de ensino superior de moda dos Estados Unidos. Em 1968, com US$ 10 mil de capital, lançou juntamente com um amigo de infância (Barry Schwartz) sua primeira coleção masculina e feminina de paletós, casacos e capas. Surgia a marca CALVIN KLEIN. Com Schwartz a frente dos negócios e Klein na criação, a empresa rapidamente decolou.

Ao longo de 35 anos de carreira, o estilista se consagrou por criar um estilo único, sexy e original, mas também fez notícia graças ao talento para criar polêmicas. Suas criações estabeleceram a definição do estilo “casual chique”, ou seja, peças simples, sóbrias, fluídas e essencialmente confortáveis, mas sem abrir mão de tecidos refinados, qualidade no acabamento e construção sofisticada. Já sua história é pontuada por campanhas publicitárias ousadas, agressividade nos negócios, pitadas de excentricidade e vida pessoal turbulenta.

Seus negócios bilionários incluem, hoje em dia, além de roupas masculinas e femininas de grande classe e atualidade, muito copiadas em todo o mundo, uma vasta linha de acessórios, na qual se destacam, além dos perfumes Eternity e Obsession, outros como Escape e CK One.

Carolina Herrera


María Carolina Josefina Pacanins y Niño nasceu em Caracas, Venezuela em 1939. Antes de se tornar uma estilista de sucesso, fez parte da lista das mulheres bem mais vestidas do mundo na década de 70. Em 1980, ela fundou sua própria empresa, a Carolina Herrera e obteve sucesso quase imediato, conquistando clientes importantes, como a ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis.

No final dos anos 80, fechou um acordo com uma empresa espanhola de perfumaria, Antonio Puig S.A., para lançar uma linha de fragrâncias. Suas primeiras fragrâncias, Carolina Herrera (1988) e Herrera for Men (1991), em pouco mais de uma década se transformaram em verdadeiros clássicos do mundo das fragrâncias. Encorajada por esses êxitos, lançou os perfumes Flore (1994) e Aquaflore (1996). Logo viria o lançamento de 212, desenvolvi­da por sua filha Carolina Adriana — colaboradora de Carolina Herrera desde então —, que se tornou um grande sucesso da marca. O novo século trouxe novas perspectivas para Carolina Herrera. Ela manteve sua primeira linha, Carolina Herrera New York, e lançou a segunda, a Ch.

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